terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quem foi Doppler?


Johann Christian Andreas Doppler (29 de dezembro de 1803, Salzburg - 17 de março de 1853, Veneza) foi um físico austríaco que notabilizou-se por ter descoberto o Efeito Doppler.

Johann Doppler, segundo filho de um pedreiro,fez os seus estudos primários em Salzburg, sua cidade natal, os secundários em Linz e mais tarde, em 1825, formou-se em Matemática no Instituto Politécnico de Viena. Depois de ter passado novamente por Salzburg, voltou a Viena, onde estudou matemática, mecânica e astronomia. Foi diretor do Instituto de Física e professor de Física Experimental na Universidade de Viena.

Em 1842, editou a obra Sobre as Cores da Luz Emitida pelas Estrelas Duplas (Über das farbige Licht der Doppelsterne), onde descreveu o Efeito Doppler.

Em 1850 foi nomeado diretor do Instituto de Física Experimental da Universidade de Viena, mas com sua saúde sempre frágil começou a deteriorar-se. Pouco depois, quando tinha 50 anos, faleceu de uma doença pulmonar enquanto tentava recuperar-se na cidade de Veneza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário